MATÉRIAS

quarta-feira, 5 de junho de 2013

MONITOR DE CAMPO LILLIPUT 7’

Monitor de Campo Lilliput. Perfeita para sua DSLR
Um item extremamente importante para todo cinegrafista que utiliza DSLR, é possuir em sua lista de equipamento um monitor de campo. Por isso resolvi apresentar este, adquirido diretamente com Lucas Lapa, consultor em produtos para videomakers e fotógrafos.

Quando digo “produto indispensável”, imagino que seu trabalho vá além dos casamentos e sociais da vida. Um monitor de campo é peça fundamental em trabalhos corporativos, filmes e curtas, publicitários e até mesmo os sociais. Dá ampla visibilidade na cena, além de facilitar nas gravações externas com sol à pino ou contra luz. Acompanha um para-sol dobrável, cabos, adaptadores para baterias Sony e Panasonic, além de adaptador AC. Após observar 5 diferentes modelos e marcas, achei  este com bom preço e que atende perfeitamente bem a todas as necessidades dos profissionais. Ele ainda possui entrada para alimentação 12v, através de conexão XLR.

No caso do Lilliput 665GL-70NP, ele possui uma saída extra em HDMI (HDMI OUT).  Por isso fique atento na hora de comprar. Ele deve possuir a menção "HO / Y".  Na caixa vêm especificado outras duas configurações, que, creio eu, podem ser com menos ou mais saídas e recursos. 
7 polegadas. Tamanho perfeito para qualquer demanda externa.
O modelo que adquiri tem imagem bem contrastante e brilhante (250cd/m2), apesar do modelo inferior, 50NP vir com extremo contraste e brilho (450cd/m2). Vai entender!  Toda essa qualidade devido ao monitor retroiluminado por LED.

Ele é 1024x600 com uma proporção de 700:1 de contraste, eficaz para gravações em qualquer ambiente, pois gera excelente qualidade e com um tamanho físico apropriado ao porte da câmera ( 19,4 cm de comprimento x 15 cm de altura x 3,8 cm de espessura).

Vi em alguns sites americanos onde cinegrafistas se queixam de que a imagem não preenche toda tela. Mas a solução é simples: Desabilite todos os extras de seu LCD, apertando apenas a tecla “info”. Ele só não vai preencher a largura, pois você deve lembrar que o LCD da câmera não é 16x9. Portanto o sinal de visualização gerado é ligeiramente quadrado. (+/- 16x12).

Várias opções de entradas e saídas, além de uso de baterias Sony ou Panasonic
A qualidade de imagem 1080i é excelente. Possui outros ajustes de aspect ratio, como 4:3, 16x9 e Full Screen, além de várias opções de safe área e nível de horizontal (Center Mark e screen Mark). E uma vasta saída e entrada de sinais facilitam na hora do trabalho. Na traseira temos opções de entrada e saída de vídeo, vídeo composto, HDMI e apenas entrada para vídeo composto e entrada de áudio. Com exceção dos cabos HDMI, todos os outros precisam de um conector BNC ou adaptador para encaixar o cabo RCA.

Encaixe padrão para sapatas, embaixo e nas laterais
Trabalha com temperatura de cor em 6500, 7500 e 9300K, além de ajuste manual. Ajuste de Field, como OFF, mono, red, Green e blue. E os comuns como saturação, brilho, contraste e tint. O cabo que acompanha o Lilliput é um HDMI normal com HDMI mini (para Canon 5D MarkII). Portanto verifique sempre se sua câmera possui as saídas adequadas.

Prós
Preço. Muito em conta em relação a outras marcas.
Tamanho. Grande o suficiente para se monitorar imagem e recursos e pequeno o suficiente para ficar fixado na sapata de sua câmera. Portanto não é um “trambolhão”.
Qualidade 1080i e 480p. Imagem nítida o suficiente para monitorar em dias de sol, com muita qualidade.
Peso extremamente leve, o que não causa impacto na sapata da câmera.
Economia. Consumo muito baixo mesmo usando a bateria Sony NP-F570.
Bateria. Usa as mais conhecidas e acessíveis do mercado (Sony e Panasonic).
Para-sol dobrável. Ótimo para o transporte no case. E faz função de protetor de tela.
Encaixes de rosca na parte inferior e lateral (para o lado de montagem).
Possui dois botões de ligar (um para stand-by). Ajuda muito a economizar bateria ao alcance do dedo.

Contras
O manual em inglês é uma piada. Quem o traduziu deve ter usado o Google Tradutor (rsss).
Estrutura física toda de plástico, que requer cuidado. Não pense em deixar cair.
Por ser como uma vela ao vento, cuidado ao trabalhar ao ar livre fixado num tripé leve. O vento se encarregará de derrubar seu monitor.

Conclusão
Eu recomendo a aquisição deste monitor, principalmente porque 80% dos produtores e cinegrafistas trabalham com orçamento de baixo custo, o que cabe perfeitamente bem em seus orçamentos. Caso sua proposta de trabalho seja para grandes empreitadas, neste caso sugiro adquirir modelos 100% profissionais, como IKAN, MARSHALL, entre outros.
Adquira seu modelo com Lucas Lapa - http://www.lucaslapa.com.br/

Vale o bordão "BBB", bom, bonito e barato.
Ficha Técnica
Tela – 7 Polegadas TFT LCD Retroiluminada por LED (16:9)
Compatível com DSLR com Entrada HDMI
Resolução: 1024
×600 até 1920×1080
Formato: 16:9/4:3
Brilho: 250cd/m2
Contraste: 800:1
Angulo de Visão 160°/ 150°(H/V)
Voltagem DC 12V (Conexão XLR DC)
Entrada de Sinal: HDMI, YPbPr, Composite, AV1
Saída de Sinal: HDMI
Corrente: 650mA
Standby ≤50mA
Consumo ≤7,8W
Saída de Audio: ≤1W
Alto-falante: ×1(frontal)
Tamanho: 194.5×150×38.5mm
Peso: 480g
Slot de bateria Sony  (Modelos NPF-970, NPF-960, NPF-770, NPF750, NPF-570, NPF-550)
Bateria das câmeras DV: DSCR1/F/S/MVCCD/E /HC15E /HC1E /AE1u /DCRTRV828/E/CCD-TRV116 /DCR-DVD /PS105K /300K /10P/1E series 
Slot de bateria Panasonic (Modelo: QM91D e outras)
Bateria das câmeras DV: DCR-TV480 /CCD-TR748 /CCD-TR748E /CCD-TRV(Hi8) Series /DCR-HC(MinDV) Series /DCR-HC Series/DCR-TRV (MiniDV) Series

● Quem está aqui agora

● Estamos chegando a 2 milhões de acessos!

Twitter Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Download from Blog Template